terça-feira, 28 de abril de 2009


TERAPIA  OCUPACIONAL INFANTIL

 

 "Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de dirigir a participação do homem em tarefas selecionadas para restaurar, fortalecer e melhorar o desempenho, facilitar o parendizado daquelas destrezas e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias, promover e manter a saúde. Interessa fundamentalmente a capacidade , ao longo da vida, para desempenhar com satisfação para si mesmo e para outras pessoas aquelas tarefas e papéis essenciais para a vida produtiva e o domínio de si mesmo e do ambiente ". ( Hopkins et Smith , 1998 ).

Terapia Ocupacional é a utilização terapêutica das atividades de auto-cuidado,trabalho e lúdicas para incrementar a função independente, melhorar o desenvolvimento e prevenir a incapacidade. Pode incluir a adaptação das tarefas ou do meio ambiente para alcançar a máxima independência e melhorar a qualidade de vida ". ( Hopkins et Smith, 1998 )

O setor de Terapia Ocupacional Infantil foi inaugurado em 1984, pois até então crianças e adultos eram atendidos em um único setor. Atualmente é composto por 30 terapeutas ocupacionais, com funcionamento de segunda à sexta-feira das 7:00 às 18h20hs.

Os terapeutas realizam, em média, 600 atendimentos semanais de crianças e adolescentes nas seguintes modalidades: atendimento individual, atendimento em grupo, orientação de órteses para membros superiores, orientação de AVDs ( atividades de vida diária ), orientação de adequação postural. Também está inserida em atendimentos multiprofissionais como : avaliação global, grupo de estimulação precoce, grupo de orientação intensiva e grupos de orientação para as diversas patologias

 Ainda oferece suporte às crianças do setor escolar interno e externo à Instituição. 
Este serviço presta atendimento a criança e/ou adolescentes na faixa etária de 0 a 15 anos, portadores de Paralisia Cerebral. Mielomeningocele, Malformação Congênita, Lesões Encefálicas Infantis Adquiridas e Doenças Neuromusculares.
A terapia Ocupacional visa à promoção dos aspectos preventivos, funcionais e adaptativos utilizando recursos terapêuticos. Realiza a indicação e/ou confecção de adaptações para a higiene, alimentação,vestuário e para o ambiente domiciliar e/ou escolar.Iniciamos a utilização de avaliações padronizadas, objetivando maior uniformidade de condutas entre os terapeutas e equipe; dentre estas, o PEDI (Pediatric Evaluation Disability Inventory) que vem se mostrando adequado à grande parte da população atendida.

A equipe conta com profissionais com formação no Método Neuroevolutivo Bobath e Baby Course (ABRADIME), Terapia de Mão ( Especialização-Hospital das Clínicas da FMUSP), Integração Sensorial (Sensory Integration International ) e Adequação Postural (University of Pittsburgh).

No ano de 2002 foi implantado o Grupo Acesso, com a participação da terapia ocupacional, fonoaudiologia e pedagogia com o objetivo de avaliar, orientar e atender pacientes que necessitem de um sistema alternativo de comunicação e adaptações para o acesso ao computador e a aprendizagem.

Anualmente a equipe de terapeutas estabelece linhas de pesquisa que visam a melhoria do trabalho desenvolvido através do aprofundamento teórico-prático em Terapia Ocupacional. Para 2003 estão definidas as seguintes metas: -Avaliação do brincar PLAY : tradução e análise crítica; -Avaliação da função no ambiente escolar - SFA : School Function Assessment : aplicação e análise e Avaliação de mão na PC QUEST - Quality of Upper Extremity Skills Test : aplicação e análise de dados.

São oferecidas, anualmente, 6 vagas para residência ( com duração de 1 ano, em período integral ). Em conjunto com os setores de Fisioterapia, Fonoaudilogia e Hidroterapia, é desenvolvido um programa de formação continuada com promoção de cursos abertos a todos os interessados (curso@aacd.org.br).

Publicações:

Terapia Ocupacional na Reabilitação Física Érica Teixeira et al, 1ª edição, 2003- São Paulo, Ed Roca Ltda. O Serviço de terapia ocupacional Adulto e Infantil da Associação de Assistência à Criança Deficiente, apresenta o livro Terapia Ocupacional na Reabilitação Física. O livro está dividido em trêspartes. Na primeira estão organizados os capítulos sobre os aspectos clínicos das patologias atendidas na Instituição como : paralisia cerebral, lesão medular, mielomeningocele, lesões encefálicas adquiridas entre outras. A segunda parte conta com a descrição de algumas abordagens terapêuticas, abrangendo áreas como : adaptações, adequação postural para o paciente em cadeira de rodas, atividades da vida diária, integração sensorial, órteses para membros superiores e outros. A última parte aborda o tratamento de terapia ocupacional para os portadores das patologias descritas.

Aplicação do Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (PEDI ) na clínica de Terapia Ocupacional -Reabilitar -  vol 4, nº 16, 3º trimestre /2002. Pancast Editora.

Correlação entre as Habilidades Funcionais Referidas Pelo Cuidador e Nìvel de Assistência Fornecida à Crianças Portadoras de Paralisia CerebralTemas sobre Desenvolvimento - Vol 10 nº 60, Janeiro/Fevereiro de 2002. Memnon Editora.

Contatos:
Telefone: (11) 5576-0947         E-mail : toinf-tina@aacd.org,br

Nenhum comentário: