TERAPIA OCUPACIONAL INFANTIL
"Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de dirigir a participação do homem em tarefas selecionadas para restaurar, fortalecer e melhorar o desempenho, facilitar o parendizado daquelas destrezas e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias, promover e manter a saúde. Interessa fundamentalmente a capacidade , ao longo da vida, para desempenhar com satisfação para si mesmo e para outras pessoas aquelas tarefas e papéis essenciais para a vida produtiva e o domínio de si mesmo e do ambiente ". ( Hopkins et Smith , 1998 ).
" Terapia Ocupacional é a utilização terapêutica das atividades de auto-cuidado,trabalho e lúdicas para incrementar a função independente, melhorar o desenvolvimento e prevenir a incapacidade. Pode incluir a adaptação das tarefas ou do meio ambiente para alcançar a máxima independência e melhorar a qualidade de vida ". ( Hopkins et Smith, 1998 )
O setor de Terapia Ocupacional Infantil foi inaugurado em 1984, pois até então crianças e adultos eram atendidos em um único setor. Atualmente é composto por 30 terapeutas ocupacionais, com funcionamento de segunda à sexta-feira das 7:00 às 18h20hs.
No ano de 2002 foi implantado o Grupo Acesso, com a participação da terapia ocupacional, fonoaudiologia e pedagogia com o objetivo de avaliar, orientar e atender pacientes que necessitem de um sistema alternativo de comunicação e adaptações para o acesso ao computador e a aprendizagem.
Anualmente a equipe de terapeutas estabelece linhas de pesquisa que visam a melhoria do trabalho desenvolvido através do aprofundamento teórico-prático em Terapia Ocupacional. Para 2003 estão definidas as seguintes metas: -Avaliação do brincar = PLAY : tradução e análise crítica; -Avaliação da função no ambiente escolar - SFA : School Function Assessment : aplicação e análise e Avaliação de mão na PC = QUEST - Quality of Upper Extremity Skills Test : aplicação e análise de dados.
São oferecidas, anualmente, 6 vagas para residência ( com duração de 1 ano, em período integral ). Em conjunto com os setores de Fisioterapia, Fonoaudilogia e Hidroterapia, é desenvolvido um programa de formação continuada com promoção de cursos abertos a todos os interessados (curso@aacd.org.br).
Publicações:
Terapia Ocupacional na Reabilitação Física : Érica Teixeira et al, 1ª edição, 2003- São Paulo, Ed Roca Ltda. O Serviço de terapia ocupacional Adulto e Infantil da Associação de Assistência à Criança Deficiente, apresenta o livro Terapia Ocupacional na Reabilitação Física. O livro está dividido em trêspartes. Na primeira estão organizados os capítulos sobre os aspectos clínicos das patologias atendidas na Instituição como : paralisia cerebral, lesão medular, mielomeningocele, lesões encefálicas adquiridas entre outras. A segunda parte conta com a descrição de algumas abordagens terapêuticas, abrangendo áreas como : adaptações, adequação postural para o paciente em cadeira de rodas, atividades da vida diária, integração sensorial, órteses para membros superiores e outros. A última parte aborda o tratamento de terapia ocupacional para os portadores das patologias descritas.
Aplicação do Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (PEDI ) na clínica de Terapia Ocupacional -Reabilitar - vol 4, nº 16, 3º trimestre /2002. Pancast Editora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário